VISITAS

terça-feira, 3 de novembro de 2015

LITERATURA ENQUANTO ARTE



Por definição, literatura (s.f.) é a arte de compor ou escrever trabalhos artísticos em verso ou em prosa. É o conjunto de trabalhos literários de um país ou de uma época.
O texto literário é uma representação do real, feita com palavras. Texto é algo que pode ser lido e interpretado dentro de um contexto de realidade.
Como toda obra de arte é uma representação da realidade, temos aí a inclusão da literatura no contexto de arte.



Johannes Hessen (filósofo e teólogo católico alemão), (1889-1971), que discutiu a Teoria do Conhecimento à luz da Fenomenologia, disse que a literatura é uma forma ou tipo de conhecimento, como as demais artes, religiões ou as ciências. Disse que é um tipo de conhecimento que consiste em captar o mundo e depois transmití-lo, comunicá-lo, ajudando o leitor a compreender melhor. Segundo ele o artista, na figura de escritor, fantasia, imagina e elabora uma outra realidade. Ele imita a realidade, mas a devolve, na obra, como se fosse nova.

Aristóteles (384 – 322 a.C) já dizia que imitar, representar, criar imagens é natural do ser humano, que é uma forma de experimentar o universo.
O escritor, na figura de um artista, sempre está inserido em um determinado tempo, em uma determinada cultura, com sua história e tradições e, a partir daí sua obra literária será sempre, em certa medida, a expressão de sua época e de sua cultura.

A literatura tem suas funções:

Ela nos faz sonhar. Os textos têm o poder de transportar o leitor, provocar alegria ou tristeza, divertir ou emocionar. A literatura nos oferece uma oportunidade de  descanso dos problemas cotidianos, quando nos descortina o espaço do sonho e da fantasia.

Ela provoca nossa reflexão. Sem dúvida que uma das formas de se exercer a indignação é através da literatura. Por mais que ela, por si só não tenha o poder de modificar a realidade, certamente é capaz de fazer com que as pessoas reavaliem a própria vida e mudem de comportamento.

A literatura diverte. Os leitores que embarcam nas aventuras propostas pelos livros sabem que, aconteça o que acontecer, terão sempre consigo a memória das emoções sentidas em cada uma de suas jornadas literárias.

A literatura nos ajuda a construir a nossa realidade. Através dos textos literários temos chance de compreender melhor nosso tempo. Como leitores, interagimos com o que lemos. Somos tocados pelas experiências de leituras que, muitas vezes, evocam vivências pessoais e nos ajudam a refletir sobre nossa identidade e também construí-la.

A literatura nos ensina a viver. A literatura acaba por nos oferecer possibilidades de resposta a indagações comuns a todos os seres humanos. Através da literatura esperamos encontrar, em algumas de suas manifestações, uma resposta que dê sentido à nossa existência, que nos ajude a compreender um pouco mais sobre nós mesmos.

A literatura denuncia a realidade. Através da contextualização social, política, esportiva, cultural e econômica, a literatura nos permite desenvolver uma melhor consciência política e social. Permite que participemos de nossa própria história. De nossa própria realidade.

Para que o mundo literário ganhe vida, precisamos habitá-lo, ou seja, temos que aceitar o convite feito pelo autor para entrarmos, sem medo, nos bosques criados pela ficção. Todo texto estabelece um pacto de credibilidade com seus possíveis leitores: caso eles aceitem as condições que regem o mundo ficcional ali apresentado, esse mundo fará sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário