VISITAS

terça-feira, 3 de novembro de 2015

GÊNEROS LITERÁRIOS - PARTE 2



GÊNERO ÉPICO OU NARRATIVO

·        ÉPICO

O adjetivo épico vem do grego epikós, que significa atitude heroica. 

O gênero épico, por excelência, é a epopeia (uma longa narrativa em versos, que ressalta as excelentes qualidades de um herói, protagonista de fatos históricos ou maravilhosos.

Considera-se que, as obras épicas mais importantes para a literatura ocidental são a Ilíada e a Odisséia, que surgiram por volta do século VIII a.C e cuja autoria é atribuída a Homero.

Supõe-se que, tanto a Ilíada quanto a Odisséia tenham se originado de cantos populares e declamações em festivais religiosos.
A estrutura  dos poemas homéricos serviu de base para outros épicos, como a Eneida, de Virgílio e os Lusíadas de Camões.
Por esse motivo, a Ilíada e a Odisséia são considerados poemas épicos clássicos ou primários.
Todos os que se inspiraram neles são considerados de imitação ou secundários.

As epopeias são poemas de forma fixa, geralmente em versos de tamanhos regulares (de dez ou doze sílabas) e em estrofes grandes (geralmente de oito ou dez versos).

Dividem-se em cinco partes:

·         Exórdio ou Proposição: uma introdução em que são apresentados o herói e o tema;
·         Invocação: um pedido de inspiração às musas da poesia;
·         Dedicatória: o poema é dedicado a alguém (um rei, um protetor, um povo);
·         Narração: os fatos são narrados com ênfase nas peripécias do herói e nos acontecimentos históricos. É a parte mais ampla da epopeia;
·         Epílogo: fechamento da epopeia, geralmente com a consagração dos heróis.


·         NARRATIVO

O gênero narrativo é o relato de um enredo, que pode ser baseado em fatos reais ou ficção. Nesse gênero, os fatos ocorrem em sequência e sua principal característica estrutural é a presença de um início, um clímax e um desfecho.

Romance: apresenta uma história completa, com temporalidade, ambientação e personagens claramente definidos. Uma descrição longa das ações e sentimentos de personagens fictícios.
Exemplo:  O Ateneu, de Raul Pompéia

Fábula: texto de caráter fantástico que não guarda nenhum compromisso com a realidade e ser inverossímil além de fundir dois elementos principais: o lúdico e o pedagógico. É comum os personagens serem animais ou objetos.
Exemplo:  O Leão e o Rato, de Jean de La Fontaine

Novela: texto narrativo mais curto que o romance e mais longo que o conto. O personagem se caracteriza existencialmente em poucas situações.
Exemplo:  O Alienista, de Machado de Assis

Conto:  texto de ficção breve, narrado na 3ª pessoa, geralmente em prosa, caracterizado pela densidade e concisão, que conta situações rotineiras, por personagens previamente retratados.
Exemplo:  Uma Galinha, de Clarice Lispector

Crônica: o termo crônica vem do grego chronos, que significa tempo. Trata-se de uma narrativa informal, que procura captar um flagrante da vida cotidiana, com linguagem breve e um toque de humor. É considerado um gênero menor pois oscila entre a literatura e o jornalismo.
Exemplo:  A Pipoca, de Rubem Alves

Ensaio: texto literário breve, situado entre o poético e o didático, expondo ideias, críticas, reflexões morais e filosóficas a respeito de certo tema. É menos formal e mais flexível que o tratado. Consiste também na defesa de um ponto de vista pessoal e subjetivo sobre um dado tema, sem que se paute em formalidades como documentos, provas empíricas ou dedutivas, de caráter científico.
Exemplo:  Ensaio Acerca do Entendimento Humano, de John Locke


Nenhum comentário:

Postar um comentário