VISITAS

quarta-feira, 11 de novembro de 2020

DOSTOIÉVSKI

 

Fiodor Mikhailovich Dostoiévski, nasceu no dia 11 de Novembro de 1821, em Moscou e morreu no dia 09 de Fevereiro de 1881, em São Petersburgo, vítima de epilepsia.



Uma vida conturbada, tendo sido condenado à morte em 1847 por envolvimento em conspirações contra o regime de Nicolau I.

Teve sua pena comutada em deportação, passando 5 anos na Sibéria, sujeito ao regime de trabalhos forçados e mais 5 anos como soldado raso num batalhão do exército, do segmento siberiano.


Profundamente religioso (cristão ortodoxo), seus romances abordavam questões existenciais, culpas, suicídio, estados psicológicos conturbados e emocionais.

Sobre Dostoiévski, James Joyce escreveu que "...é o homem que mais que qualquer outro, criou a prosa moderna, e intensificou-a para o que é no momento atual. Foi o seu poder explosivo que quebrou o romance vitoriano..."


Na visão do crítico literário Otto Maria Carpeaux:

"Dostoiévski é, se não o maior, decerto o mais poderoso escritor do século 19; ou do século 20, pois a sua obra constitui o marco entre dois séculos da literatura. 

Literariamente, tudo o que é pré-dostoievskiano é pré-histórico; ninguém escapa à sua influência subjugadora, nem sequer os mais contrários".


Freud, considerou Os Irmãos Karamazov, uma das três maiores obras da história da Literatura, ao lado de Hamlet e Édipo-Rei


Obras:

Pobre Gente (1846);

Noites Brancas (1848);

Memória da Casa dos Mortos (1861);

Memórias do Subsolo (1864);

Crime e Castigo (1866);

O Jogador (1867);

O Idiota (1869);

Os Demônios (1872);

Os Irmãos Karamazov (1880)




                                   HOMENAGEM EM MOSCOU


domingo, 8 de novembro de 2020

TEÓFILO DIAS

 

TEÓFILO Odorico DIAS de Mesquita, nasceu no dia 08 de Novembro de 1854, em Caxias, no Maranhão e morreu no dia 29 de Março de 1889, em São Paulo, aos 34 anos.


Foi ocupante da Cadeira Nº 36 da Academia Brasileira de Letras (ABL).

É responsável pelo marco inaugural do Parnasianismo no Brasil com a obra "FANFARRAS", de 1882.






BRAM STOKER

 

Abraham "Bram" Stoker, nasceu no dia 08 de Novembro de 1847, em Dublin, na Irlanda e morreu no dia 20 de Abril de 1912, em Londres, aos 64 anos, em virtude de uma sequência de Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs).



Considerado um dos mais importantes escritores góticos da Era Vitoriana, sendo sua obra célebre, uma novela de ficção gótica, "Drácula", de 1897, baseada em diversas lendas sobre vampiros, construída através de uma série de cartas, de relatos em diários, jornais e registros de bordo, tendo como protagonista, o Conde Drácula, um vampiro morador da Transilvânia (Romênia).






FILME:

A novela “Drácula” de Bram Stoker serviu de inspiração para o cinema, dando lugar a vários filmes, entre eles, “Drácula” (1931) dirigido por Tod Browning e protagonizado por Béla Lugosi.