VISITAS

quarta-feira, 11 de novembro de 2020

DOSTOIÉVSKI

 

Fiodor Mikhailovich Dostoiévski, nasceu no dia 11 de Novembro de 1821, em Moscou e morreu no dia 09 de Fevereiro de 1881, em São Petersburgo, vítima de epilepsia.



Uma vida conturbada, tendo sido condenado à morte em 1847 por envolvimento em conspirações contra o regime de Nicolau I.

Teve sua pena comutada em deportação, passando 5 anos na Sibéria, sujeito ao regime de trabalhos forçados e mais 5 anos como soldado raso num batalhão do exército, do segmento siberiano.


Profundamente religioso (cristão ortodoxo), seus romances abordavam questões existenciais, culpas, suicídio, estados psicológicos conturbados e emocionais.

Sobre Dostoiévski, James Joyce escreveu que "...é o homem que mais que qualquer outro, criou a prosa moderna, e intensificou-a para o que é no momento atual. Foi o seu poder explosivo que quebrou o romance vitoriano..."


Na visão do crítico literário Otto Maria Carpeaux:

"Dostoiévski é, se não o maior, decerto o mais poderoso escritor do século 19; ou do século 20, pois a sua obra constitui o marco entre dois séculos da literatura. 

Literariamente, tudo o que é pré-dostoievskiano é pré-histórico; ninguém escapa à sua influência subjugadora, nem sequer os mais contrários".


Freud, considerou Os Irmãos Karamazov, uma das três maiores obras da história da Literatura, ao lado de Hamlet e Édipo-Rei


Obras:

Pobre Gente (1846);

Noites Brancas (1848);

Memória da Casa dos Mortos (1861);

Memórias do Subsolo (1864);

Crime e Castigo (1866);

O Jogador (1867);

O Idiota (1869);

Os Demônios (1872);

Os Irmãos Karamazov (1880)




                                   HOMENAGEM EM MOSCOU


Nenhum comentário:

Postar um comentário