VISITAS

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

EZRA POUND - 30 DE OUTUBRO


 EZRA Weston Loomis POUND, nasceu no dia 30 de Outubro de 1885, em Hailey, Idaho, EUA e morreu em 01 de Novembro de de 1972, em Veneza, Itália, aos 87 anos,



Foi um poeta e crítico literário americano que, junto com T.S. Elliot, foi uma dos maiores figuras do movimento modernista da poesia norte-americana do início do século 20.

Junto com T.S.Elliot e James Joyce fundou, em 1912, a escola dos imagistas, um movimento que tinha como objetivo implementar um estilo mais sóbrio e coloquial para ilustrar qualquer dimensão semântica.


Para quem leu a obra "PARIS É UMA FESTA", de Ernest Hemingway, lá vai notar diversas menções a Ezra Pound. Na década de 1920, o jovem Ernest tentava ao menos ficar fisicamente próximo de Ezra e seus contemporâneos de peso como Gertrude Stein, James Joyce e F. Scott Fitzgerald.

De acordo com o poeta norte-americano E.E.Cummings, "ele (Pound) foi para a poesia deste século o que Einstein foi para a física".

Corroborado por Hemingway que afirmou: "um poeta desse século que afirme não ter sido influenciado por Ezra Pound merece mais nossa piedade que a nossa reprovação"


Magnum Opus: The Cantos 


Os Cantos é a principal obra de Ezra Pound. 

O longo épico foi construído ao longo de boa parte de sua carreira e, sem enredo, discorre sobre história, mescla línguas, faz colagens de fragmentos e inclui ideogramas chineses. 

Tudo isso numa linguagem ágil e multifacetada, o que lhe garantiu ser um dos mais expressivos exemplos do modernismo. 

Pelos “Cantos Pisanos”, presentes na obra, recebeu o prêmio da Bollingen-Library of Congress. 

Esta edição conta ainda com Apresentação de Gerald Thomas e Introdução de José Lino Grünewald.

Nenhum comentário:

Postar um comentário