VISITAS

quinta-feira, 28 de março de 2019

OBRA: “ Aventuras do Escoteiro Bila “ 



Autor: Odette de Barros Mott 

Origem da literatura: Brasileira  -  Infanto Juvenil 

Editora, Data da publicação, Páginas: Ed. Brasiliense, 1981, 18ª Ed. 
84 páginas, divididas em 11 capítulos


Personagens: Bila, Nha Tonica (mãe de Bila), Nho Dino (pai de Bila), Plutão (cachorro de Bila), Relâmpago (cavalo de Bila), Nilson (amigo da cidade), Flávio e Alfio (chefes dos escoteiros)


Obra: A primeira edição do livro é de 1964 e retrata a vida 
de um menino de 11 anos que mora na roça, trabalha com o pai, mas sonha em morar na cidade para poder estudar.

Muito inteligente, mas sem nenhum estudo, sua vida muda quando, num período de férias, um grupo de escoteiros vem acampar na sua propriedade.

Passa a ser o guia de todos e lidera as expedições. É alçado ao posto de escoteiro com méritos, ao final do acampamento.

O sítio é invadido por assaltantes de banco, que se escondem na gruta, mas Bila, com sua inteligência e perspicácia é peça fundamental para ajudar a prender os bandidos.

Seu pai reconhece seus talentos, sua inteligência e boa vontade e resolve mudar-se para a cidade para dar a oportunidade ao filho, de finalmente frequentar a escola.


Opinião: A obra tem um inestimável valor para a introdução de crianças ao mundo da literatura.  Indicada para a faixa etária de 10 a 11 anos. Tem uma linguagem fácil e consegue cativar a criança através da aventura e diversão.

Um tema simples, mas não menos importante. Retrata o duro dia dia de uma criança que trabalha com os pais na zona rural, mas sem a oportunidade de frequentar a escola.

Vale a sensibilidade e boa vontade do pai em compreender e oferecer ao filho a oportunidade de ter uma vida diferente. Méritos do próprio Bila, que consegue demostrar sua qualidades e adquire a confiança de todos.


Citações de “ Aventuras do Escoteiro Bila": ... “ foi entoado o Hino Nacional e os escoteiros perfilaram-se, em continência à Bandeira" ...


Autora:



















Data da resenha: 28 de Março de 2019 

Autor da resenha: Márcio A. S. Ferraz 

Local: Alameda das Paineiras, 60 - Itapevi – S.P 

Nenhum comentário:

Postar um comentário