VISITAS

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

JOHN DOS PASSOS


NOVA EDIÇÃO DE JOHN DOS PASSOS

John Roderigo dos Passos, nasceu no dia 14 de Janeiro de 1896 em Chicago, Estados Unidos e morreu no dia 28 de Setembro de 1970, na cidade de Baltimore, Estados Unidos.

Ontem, 14 de Janeiro de 2013, faria 117 anos.

Morreu aos 74 anos.

Romancista, pertencente ao Modernismo americano, neto de um sapateiro português e filho de um advogado, foi educado pela mãe, em casa.
Graduou-se na Universidade de Harvard.
Dos Passos é um dos maiores romancistas norte-americanos e pertence à chamada "Lost Generation", juntamente com Ernest Hemingway, T.S. Elliot e F.Scott Fitzgerald.

Em certo momento, resolve saber mais sobre suas origens e aproxima-se do Brasil em três viagens realizadas em 1948, em 1958 e em 1962.
Após essas viagens lançou nos EUA, em 1963, a obra "Brazil on the Move", que é um misto de reportagem, crônica de viagem e ensaio.


Exatamente após 50 anos, o livro ganha uma nova edição pela Editora Benvirá, agora com o título "O Brasil em Movimento".

John dos Passos tem como obras-primas a "Trilogia USA", que se compões dos seguintes livros:







* Paralelo 42   
* 1.919
* O Grande Capital                         





Retratam a realidade social e econômica americana nos períodos pré-I Guerra Mundial, em "Paralelo 42",  durante a I Guerra Mundial, em "1.919" e a realidade pós-I Guerra Mundial em "O Grande Capital".





Essas obras serão detalhadas quando forem alvo de suas respectivas resenhas.
      


Nenhum comentário:

Postar um comentário