VISITAS

quarta-feira, 17 de junho de 2015

LIVROS LIDOS NO BRASIL POR ANO




A 3ª edição da pesquisa Retratos da Literatura no Brasil, realizada pelo IBOPE Inteligência e encomendada pelo Instituto Pró-Livro (IPL), demonstrou que a média de livros lidos por ano, por aqueles que se consideram leitores, no Brasil, é de 4 livros ( incluídos livros DIDÁTICOS ).

Nessa pesquisa, consideraram-se leitores 50% dos entrevistados e, convenhamos, considerar livro didático como livro lido é uma covardia, não acham?
Mais um detalhe, desses 4 livros, na verdade apenas 2,1 tem sua leitura completa, o que faz que essa média seja reduzida, na maior boa vontade para 3 livros lidos por ano no Brasil.

Só para se ter uma ideia de como anda o mundo no consumo literário, por assim dizer, a Espanha tem uma média de 10,3 livros lidos por ano, Portugal, 8,5, Chile, 5,4, Argentina, 4,6, México, 2,9 e Colômbia, 2,2.
Em todos esses casos não se contabilizam os livros didáticos, ok?

Agora vejam, na França existe uma preocupação e uma movimentação para conseguirem compreender os motivos que levaram a queda a livros lidos por ano de 16 para 15 !!!


Essa é a nossa única saída. Ensinar esses pequenos o gosto pela leitura. Leitura é hábito e esse hábito só pode partir dos pais, dentro de casa.
Sem excesso de tablets, sem excesso de redes sociais, sem excesso de busca pelo superficial e fútil por parte dos pais.
Hábito para leitura é regra, é disciplina, deveria fazer parte do contexto familiar, periodicamente, é educação !!! 


É isso  !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário